sábado, 11 de abril de 2009

# sábado de aleluia


DE ONTEM
fdsNesta época do ano, espanta-me crescentemente a atitude espiritual-religiosa de boa parte dos terráqueos. E não estou aqui a me referir a muçulmanos, judeus, budistas, hindus, ateus ou agnósticos. Não.
fdsEstou a me reportar àqueles que, não obstante assumam-se cristãos -- ou católicos, como é mais comum (e fácil) --, tratam do tríduo pascal, que se inicia na Quinta-feira Santa, como um grande e qualquer feriado, como um final de semana prolongado feito para foliar e gozar.
fdsPior ainda, constrange-me aqueles que encaram a Sexta-feira Santa, o Dia da Paixão de Jesus Cristo, como um pantagruélico dia para muito bacalhau. Nestes tempos pós-modernos, shoppings, cinemas e restaurantes lotam, como se o dia fosse mais um feriado, para mais uma data que já se passou.
fdsUma data morta.

HOJE
fdsMalhar quem?
fdsOra, no país mais desigual e com a maior concentração de renda do mundo não é fácil encontrar um único judas para se amarrar e debulhar no poste, aos olhos do povo e em praça pública.
fdsA elite otária, hipócrita ou cega, a mídia ascosa e golpista, os políticos da direita, os magistrados conservadores, os advogados e os intelectuais edeológicos, os servidores públicos incompetentes, mandriões ou corrompidos e os empresários exploradores, sonegadores ou corruptores, todos merecem, com as devidas honras, ocupar aquele espaço como os grandes traidores da nossa República.
fds
PARA AMANHÃ
fdsSe haverá efeitos reais -- e não apenas simbólicos -- deste até amanhã estendido período quaresmal, no qual (mínimas) penitências, privações e reflexões ocuparam-nos um lugar de destaque e de primeira importância por mais de 40 dias, não saberemos. Porém, infelizmente dele sairemos com a recrudescida e ratificada impressão de que esta terra está cada vez mais distante do céu.
fdsMas, como o Domingo celebrará o grande dia da esperança e da renovação, não nos custa insistir na luta por esta real e material aproximação, com igualdade, dignidade e justiça na consecução das fundamentais necessidades de todos os humanos brasileiros.
fdsUma Santa e Feliz Páscoa!
fds