segunda-feira, 3 de agosto de 2009

# aspas (xxii)



Não resisti...

Eis o depoimento da Sra. Anna Sara Levi, epidemologista coordenadora do Hospital das Clínicas de São Paulo, a ratificar a estupidez e a cegueira branca humanas (v. aqui):

   "Trata-se de um 'estado hipocondríaco transitório' movido por um 'estresse psicossocial'. Em outros anos, a pessoa engripava e se tratava com repouso em casa e antigripal. Agora, ela vai para o hospital ver se os sintomas que tem não são da pandemia.
   Não é injustificada a presença das pessoas em um pronto-socorro movimentado como este: algum problema de saúde elas têm. Afinal, estamos no inverno, quando aumenta o número de doenças respiratórias. Mas a grande maioria apresenta quadro leve e podem se tratar em casa de seus resfriados e gripes. (...)
   Quando se descobriu o vírus HIV nos anos 80, criou-se uma neurose. Foi a mesma coisa com um surto de febre amarela no final de 2007, com gente morrendo porque tomou duas vezes a vacina em curto período de tempo. Agora é a vez da gripe tipo A fazer qualquer espirro parecer uma contaminação".