sexta-feira, 7 de maio de 2010

# rubro-negras (viii)


fdsComeça o Campeonato Brasileiro.
fdsE como o único clube de Curitiba (e do Paraná) na Primeira Divisão -- e já o quinto time do Brasil há mais tempo nela --, o Atlético tem uma responsabilidade que parece não estar à altura do time que monta. Pior.
fdsDesde 2008, nosso clube parece querer superar-se ano a ano, a desmontar e a desqualificar sucessivamente o elenco de jogadores, como se parecesse gostar da frustração, da vergonha e do suspense da salvação nas derradeiras rodadas dos últimos campeonatos -- v. aqui e aqui, em nossas sagas "atleticanas" (2009) e "quo vadis, huracán?" (2008), o que se passou em cada uma dessas temporadas.
fdsOutrora dizia-se pelo menos que no papel o time era bom, mas que no campo decepcionara, ou que figuras pouco conhecidas ou caricatas no papel resolveriam dentro das quatro linhas.
fdsHoje, porém, temos um Atlético ruim em campo e no papel, ruim da cabeça e do pé, desestruturado, acéfalo do lado de fora e fraco e limitado do lado dentro.
fdsFora de campo, uma Diretoria que, de múltiplos modos, está na iminência de cometer o "crime do rebaixamento", um "crime de lesa-Clube", agindo com quase todos os múltiplos agravantes previstos no nosso Código Penal, pois fará o Atlético cair (i) por motivo torpe, isto é, para manter um caixa positivo, (ii) ocultando outro crime, o perjúrio impróprio, via as promessas feitas em cotejo com a realidade dos fatos, (iii) traindo a confiança de 25 mil sócios torcedores, (iv) com o emprego de meio cruel, ou seja, a tortura durante oito meses, (v) com abuso de autoridade e de poder, (vi) contra, dentre outros, crianças, idosos, enfermos e grávidas, e (vii) em ocasião de uma desgraça coletiva, (viii) como se estivesse preordenamente embriagada. E, se ainda vigorasse o Código Penal do Império, seria taxativamente agravado com a óbvia premeditação.
fdsAfora a Diretoria, ainda temos do lado de fora um treinador tosco, fraco, sem qualquer envergadura técnica e moral para nos sustentar e nos impor. É um sujeito, com toda a franqueza que me merece, para treinar -- ainda e por um bom tempo -- os toscos, fracos e sem qualquer envergadura técnica e moral times do interior de Rolândia. E quem sabe em 10 anos possa vir auxiliar o comando atleticano.
fdsDentro, tome-se o goleiro (Neto), os zagueiros (Manoel e Rodolpho), o lateral-esquerdo (Azevedo) e os três macacos velhos do meio-campo (Valencia, Bahia e Baier -- sabe-se lá até quando...) e não sobra mais nada, salvo um lampejo ou outro do centroavante artilheiro (Bruno Mineiro). De todo o pouco resto, reúna-os para tirar não mais que dois jogadores e pronto, o que sobra é um quase lixo, lixo descartável do tipo tóxico, inaproveitável, inorgânico e irreciclável. Sim, apesar de não ver nascer nenhum jogador atômico, o nosso Atlético infelizmente parece olorizar Césio 137.
fdsOra, por que não investir em 3 ou 4 grandiosos atletas? Por que não arriscar ter dívidas para montar um grande time, com jogadores que botem panca, com raça, com glamour e garba elegância?
fdsPor que gastar tanto num hoje pouco útil CT de luxo, que mais serve para inglês ou para a CBF ver? Por que colocar tanto dinheiro em superestruturas de fisiologia, de fisioterapia e de medicina se não tem jogador que valha a pena curar e tratar?
fdsPor que pensar em antecipar e apressar tantos gastos no Estádio, a maioria um tanto quanto desnecessários, tão-somente para sediar dois ou três jogos de uma Copa do Mundo?
fdsPor que a toda hora todos os outros times da Primeira Divisão -- grandes, médios ou pequenos -- contratam aos montes, a chamar figurões lá de fora ou a descobrir pérolas esquecidas nos grotões dos país, enquanto nosotros ficamos com essas repatriações toscas, essas importações falsificadas ou essas coisas do futebol interiorano?
fdsPor que, enfim, deixar dinheiro em caixa, como se quisesse tergiversar a ideia de "clube-empresa" (v. aqui), a confundir a necessidade de profissionalismo na gestão (sendo indiscutível para que, por que e por quem) com a necessidade de lucro (para quê? por quê? para quem?)?
fdsCom a turma que hoje aparece no site oficial do clube -- e em todos os jornais e sites que repercutem o início do Brasileirão -- e que é apresentada como a que forma o time do Clube Atlético Paranaense, rebenta os sentimentos de pena, indignação e ódio.
fdsCom esse elenco, esse time e esse treinador, ficar na Primeira Divisão não será uma grande vitória para o Atlético.
fdsSerá uma vitória impossível, que, sabendo-se ou não ser impossível, ele não irá fazê-la.
fds