quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

# rubro-negras (i)


fdNão vi o jogo. Nem precisava.
fdA ousadia criativa não significa, de per si, brilhantismo; ao contrário, pode muitas vezes traduzir-se em lambança, em papelão, em negligência, em provocado infortúnio.
fdNa noite de ontem, em Cascavel, o Delegado Lopes -- cujo trabalho e capacidade técnica, diga-se, merecem toda a nossa admiração e respeito -- armou o time com tamanha invencionice e com tamanho despropósito, que o resultado não poderia ter sido outro: li e ouvi, em todos os veículos de comunicação, que o time foi um desastre.
fdOra, não haveria mesmo de se obter eficiência diante das peças convocadas e da maneira que o nosso Professor Ludovico escalou esses jogadores: (i) a pensar que Alan Bahia e Alex Sandro eram Pelé e Tostão, insistiu em colocá-los lado a lado (ou sobrepostos...), prejudicando ambos; (ii) a imaginar que o esplêndido Manoel poderia ser Djalma Santos, arremessa-o numa ala-direita e acaba com ele (e com a nossa zaga); (iii) a acreditar que Chico um dia ainda vai virar um Beckenbauer, insiste com ele como titular; e, por fim, (iv) a aparentar crer em Netinho como a intocável solução para substituir Paulo Baier, fica refém de uma Diretoria que não contrata um armador ou um ponta-de-lança (mas, afinal, se não ele, quem escalar com a 10?).
fdEnfim, não obstante essa grande responsabilidade da Diretoria, entrar em campo com três zagueiros, três volantes e sem um ala-direita e um grande armador, mais do que uma grande invenção, parece ser um lampejo de esquizofrenia. Ou muita soberba.
-----x-----
fdDas pitorescas mudanças promovidas (e das insistências irritantes), a que mais causou celeuma foi a colocação do Manoel na lateral direita.
fdSinceramente, a priori, tal estratégia não seria de todo mal. É assim, afinal, que vários times e seleções da Europa jogam -- e peguemos, por exemplo, o catenaccio de vários clubes italianos e a falada seleção espanhola, que jogam com quatro zagueiros, dois deles como recuados laterais.
fdO problema é que o Atlético, por não treinar assim e por não ter as peças aptas para jogar assim, não se armou para jogar com um zagueiro como lateral.
fdNeste esquema, deve haver pela direita um jogador que atue como armador&ponta; porém, com Alan Bahia pelo centro, com outros dois canhotos pela esquerda (Alex Sandro e Netinho) e com Marcelo ignorado na ponta-direita, o sistema afunda.
fdE mostra-se capenga e inócuo, como se mostrou ontem.
fdfds