sexta-feira, 6 de novembro de 2009

# latifúndio eletromagnético

s
fdsfdsO Governo do Paraná, na esteira do que os outros 25 Estados da Federação fazem -- e o Governo Federal fará, em dezembro --, promove, de hoje a domingo, no "Canal da Música" e com transmissão ao vivo da TV Educativa, a Conferência Estadual de Comunicação (v. aqui), com vistas a pensar e debater um novo marco regulatório para as comunicações (a mídia, os veículos, as tecnologias etc.) no Brasil, (re)criando um sistema sob os estritos moldes constitucionais, de modo verdadeiramente livre e democrático.
fdsfdsA apresentar uma composição tripartite -- governo, empresas de mídia e telecom e "sociedade civil" -- e a ter três eixos de discussão -- meios de distribuição, produção de conteúdo e cidadania --, a Conferência tem, encrostado um fim maior: combater o "latifúndio do ar" e por um fim na maneira oligopolista, oligarca e patriarcal de se fazer comunicação no Brasil, na esteira do que vários países da América Latina vem fazendo (v. aqui, por exemplo, o que a Argentina já fez, com a sua nova "Ley de Medios").
fdsfdsO caminho? Visar à relativização da libertina liberdade de imprensa, a qual, por ser meramente mercantil e, portanto, refém do mercado, assenta-se não no interesse público e no seu compromisso constitucional, mas na conveniência da verdade, no obscurantismo da informação e no viés coronelista e golpista da existência.