domingo, 18 de abril de 2010

# tecnécio


fdsNesta onda de véspera de Copa do Mundo, quando todo mundo que gosta de futebol quer ser técnico -- artificial, radioativo e denso --, não nos furtamos a indicar o escrete que levaríamos para a África do Sul, cuja lista é um pouco diferente daquela do Dunga (entre parênteses as alternativas que acredito serem levadas pelo treinador):
fdsGoleiros: (1) Júlio César, (12) Victor e (22) Marcos.
fdsLaterais: (2) Maicon, (6) Daniel Alves e (15) Michel Bastos.
fdsZagueiros: (3) Lúcio, (4) Juan, (13) Thiago Silva e (14) Alex.
fdsVolantes: (5) Gilberto Silva, (8) Hernanes (Kleberson), (16) Felipe Melo e (17) Lucas.
fdsMeias: (10) Kaká, (11) P.H.Ganso (Julio Baptista), (18) Elano e (19) Paulo Baier (Ramires).
fdsAtacantes: (7) Neymar (Gilberto), (9) Luís Fabiano, (20) Adriano, (21) Nilmar e (23) Robinho.
fds
fdsExplicações:
fds- O terceiro goleiro nem de rachão participa; logo, só serve para fazer parte do grupo. E, por isso, tem que ser um cara boa praça, com experiência e com moral para por ordem nas coisas.
fds- Para que levar dois laterais esquerdos se não temos nem um? Convoque-se só um, e abra-se uma vaga para o ataque (no caso para o Neymar). Solução? Coloca-se o Daniel Alves na esquerda (lembremos que os grandes Nilton Santos e Leovegildo Junior eram destros e sempre jogaram na esquerda) e leva o Gilberto, por exclusão (e por ter experiência em Copa, saber jogar no meio etc.).
fds- Hernanes (no São Paulo) está em muita melhor fase que Kleberson.
fds- Para que levar quatro volantes brucutus? Leve-se só três...
fds- Julio Baptista é médio. E médio não adianta e não resolve. Leve-se um cara diferente e que pode mudar um jogo (Ganso).
fds- Adriano tem que ir. Precisamos de um atacante com este perfil, para um jogo apertado e que exija pressão, chuveirinho etc. Ou ele, ou Washington, Hulk, Grafite, Ronaldo...
fds- Paulo Baier? Ora, o melhor jogador do meu time tem que ser convocado. Além do que, é experiente, é um dois melhores meia-armadores que tem no futebol brasileiro e ninguém aqui bate faltas e escanteios como ele...
---- x ----
fdsPaulo Victor (86); Edson (86), Anderson Polga (02), Gonçalves (98), Ronaldão (94) e Junior (02); Doriva (98), Vampeta (02) e Tita (90); Paulo Sergio (94) e Luizão (02).
fdsSe você achou bizarro algumas das "peças" a serem convocadas pelo Dunga, pode crer: entre 1986 e 2006, a turma acima também já representou o Brasil em Copa do Mundo.
fdsP.S. Diante deste nightmare team, o técnico bem que poderia ser o Sebastião Lazaroni, a ser formado naquela sua ideia muito mal pensada e esquematizada de três zagueiros.fds