sábado, 13 de dezembro de 2008

# infernos fiscais


fdsO (quase) caos provocado pela internacionalização e pela liberdade sem limites do capital financeiro aponta outra incongruência destes tempos pós-modernos.
fdsÉ a existência incólume (e, fingem, despercebida) dos "infernos fiscais" -- hipocritamente chamados de paraísos... --, ou seja, ridículos países-colônias que, além de obscenas vantagens tributárias, existem com o maior objetivo de oferecer um padrão de sigilo e de desregulamentação que facilita, favorece e fomenta práticas de ocultação de patrimônio e que permite limpar o dinheiro para outros centros, sob a tutela (e a conveniência) das suas quase "metrópoles".
fdsEssa movimentação "deslavada" -- com o perdão do trocadilho... --, que existe para que os mais ricos possam escapar às suas obrigações fiscais (e sociais) e para que as grandes empresas possam realizar tantas e ilegais operações que escondam os seus lucros, exige novas regras, pois se mostra gravíssima a presente realidade que, medusicamente, atrai e estimula o fluxo de capitais por tais espaços de impunidade, grandes agentes de fraudes e verdadeiros "buracos negros" do capitalismo pós-moderno.
fdsEnfim, já chega a inadiável hora das organizações internacionais -- como a OCDE, a UNCTAD, a ECOSOC e mesmo a OMC -- intervirem nesses "Estados-lavanderias" e proibirem as vigentes regras de absoluto sigilo fiscal-financeiro que ilegítima e imoralmente beneficiam bandidos físicos e jurídicos, a fim de, doravante, extirpar estes antros do pecado e da maldade -- atributos infernais, e não paradisíacos -- e permitir a mínima segurança institucional ao nosso planeta.