terça-feira, 3 de março de 2009

# aberração


Este Campeonato Paranaense, por si só, já é bizarro, horrendo, de péssimo gosto, cuja disputa por um título de vil importância causa até náuseas, pelo menos para o Atlético Paranaense, que já não vê nos rivais da capital os seus maiores adversários.
Todavia, o que muita gente ainda não sabe -- principalmente a todos os extramuros -- é que a inteligência dos dirigentes máximos do futebol parananese fez criar uma fórmula de disputa que, na sua Segunda Fase, privilegia o time que ficar em "quarto lugar" e, pelo contrário, prejudica, aquele que fica em "segundo" e, mais ainda, aquele que fica em "primeiro" lugar na Fase Classificatória.
É simples: o time que ficar em 1o lugar na Primeira Fase -- subentendia-se ser a equipe que gozaria dos melhores e maiores benefícios -- jogará em casa na Segunda Fase apenas contra os times classificados em 3º e em 5º, 6º, 7º e 8º lugar -- ou seja, contra todos os piores, salvo um.
Isso me faz lembrar um Camponato Pernambucano, na tenra infância, nos idos dos anos 80, quando um dos três times da capital -- Sport, Santa Cruz ou Náutico, já que a memória falha... -- deveria perder o último jogo -- e assim o fez! -- para poder se classificar às finais, tamanha era a estupidez do regulamento.
Infelizmente, o Atlético levou a sério esse campeonato e já dispara na liderança, inalcançável; logo, não nos espantemos se coxas ou paranistas começarem a fazer de tudo para, doravante, terminar num estratégico "quarto lugar, a melhor classificação da Primeira Fase...