domingo, 22 de março de 2009

# atleticanas (v)

fdsfdsfds Cansado e repetitivo, lá vamos nós com aquela mesma ladainha: esse time do Clube Atlético Paranaense dá medo -- e, imaginem só, é líder isolado e já campeão da Primeira Fase, o que já dá pra dar uma idéia do que almejam, pra frente, os adversários...
fdsfdsfds Na derrota desta tarde para o Paranavaí (?!), fica de uma vez por todas muita clara a necessidade imediata do Atlético mudar de esquema -- como já dissemos aqui inúmeras vezes --, por uma razão muito simples: não há jogadores hábeis para exercer as funções que o esquema 3-5-2 exige.
fdsfdsfds A realidade, óbvia, mostra que o Atlético não consegue jogar ou joga mal, pois atua com praticamente 4 zagueiros, com 2 laterais que não sabem ser alas e, nitidamente, como um meio campo vazio -- sempre nas costas do "quarto" zagueiro Valencia, um gigante -- e estéril -- sempre na dependência criativa e armadora, imaginem, de Renan, Jairos, Pimbas e outros anões.
fdsfdsfds A verdade é que não basta querer usar determinado sistema tático, tem que poder usá-lo. E o Atlético não pode usar este 3-5-2, pois no elenco não há peças que saibam desempenhar o papel que as funções demandam.
fdsfdsfds Está na hora do Geninho enxergar isso, enterrar o esquema atual e aplicar o tradicional 4-4-2. Está na hora do Geninho sacar um dos zagueiros, colocar mais um no meio-campo e fazer dos alas meros laterais. Está na hora do Geninho mandar para as trevas coisas como Pimba, Renan, Jairo, Preá, Azevedo e cia. Está na hora do Geninho trazer para campo os garotos que detonaram no campeonato brasileiro de juniors, como Raul, Manoel, Fransergio, William e Patrick. Está na hora do Geninho exigir que se invista milhões de reais num segundo volante. Está na hora do Geninho fazer o Marcinho jogar, como um ponta-de-lança. Está na hora do Geninho dar a camisa 10 para o Julio dos Santos, para nunca mais tirar. E, claro, está na hora do Geninho imediatamente fazer voltar o excelente, experiente e milagroso Galatto, afinal, se não bastasse ser muito mais goleiro que o vestal Vinicius, o CAP tem uma dívida já histórica com ele.
fdsfdsfds Ou, então, está na hora de se mandar embora o Geninho, pois, no momento, o Atlético precisa de um treinador, e não de um motivador ou psicólogo, antes características fundamentais para aquele momento de 2008.
fdsfdsfds Neste ritmo e desse jeito, esse potencial título estadual só servirá para esconder o perigo real e iminente da potencial queda para a segundona no Brasileirão.