segunda-feira, 23 de março de 2009

# pravda


fDezembro de 1901.

fLênin, em artigo para o jornal do "Partido Social Democrata Russo", já não tinha dúvidas quando afirmava que o primeiro passo a ser dado para construir a revolução, era a “criação de um jornal para toda a Rússia”.

fEra a afirmação central acerca da necessidade da eficiente comunicação para se fazer a revolução. Ou seja, para conquistar sua hegemonia, o partido da classe trabalhadora deveria começar por criar um jornal que unificasse e organizasse a luta, sob o perigo da revolução não chegar, afinal, como os milhões de operários, soldados e camponeses seriam convencidos da sua necessidade? Como teriam informação e formação suficiente para abraçar a ação revolucionária, sem um jornal?

fÉ claro que os donos do poder também sempre souberam disso; e foi por isso que em toda a nossa história a grande mídia confundiu-se com o poder politico-econômico vigente, ou, ao menos, sempre esteve liga às elites política e burguesa.
 
fLogo, consequência ululante, gerações e gerações de brasileiros foram domesticadas e adestradas única e exclusivamente consoante os ideais, as vontades e os pensamentos conservadores -- e, por vezes, reacionários --, que somente interessavam à nossa malfadada elite nativa, a quem sempre rogaram continência e a quem este país dedica hoje o posto de metrópole mais desigual do mundo.