quarta-feira, 16 de setembro de 2009

# atleticanas (xxv)

Afora a maldita escalação do inútil e velhaco Alex Mineiro, desta vez não se queira colocar a culpa da derrota (e da desclassificação) no treinador Antônio Lopes.
É óbvio que uma tríade de zagueiros cujo mais velho tem 19 anos resultaria no que se viu ontem. É do beabá do futebol que o miolo da defesa exige um líder com experiência, posto que representa uma área vital do time. Mas parece que a Diretoria despreza (ou ignora) isso.
Os três -- os três! -- gols sofridos na noite de ontem foram causados por infantilidade, inexperiência e imaturidade da nossa púbere zaga. E por três -- três! -- vezes, o Atlético esteve com o placar na mão, que nos foi tirado como se o Botafogo tirasse o picolé da mão de nossas três crianças.
Ficou evidente, assim, o fato de voltarmos a ser órfãos de um grande xerife. Repita-se aqui o que já dissemos outrora: não se quer um vovô tosco, fora de forma e quase inválido, mas, sim, alguém que possa comandar e liderar a (boa) gurizada que o Atlético revelou neste ano, como os que compuseram a zaga na noite de ontem (Fransérgio, Manoel e Bruno Costa).
Embora Lopes tenha feito uma grande descoberta ao colocar o Nei como terceiro zagueiro, o elenco, na verdade, conta (?) com um único jogador mais rodado, Rodolpho -- veja... --, que só agora, depois de anos, reencontrou um razoável futebol; entretanto, como os dois primeiros estavam machucados -- e como um outro improvisado, Chico, parece já não contar com a confiança do treinador para ser deslocado na zaga --, não haveria outra solução técnica senão escalar todos os jovens juntos e torcer -- inutilmente? -- para que não ocorresse o que simplesmente ocorreu.
Em suma, se há um culpado nessa (muito) precoce desclassificação é a Diretoria rubro-negra, que parece não enxergar a absoluta carência de um zagueiro experiente no elenco.
Afinal, qualquer um dos três que ontem atuaram têm plenas condições de continuar a vestir o manto rubro-negro.
Porém, por enquanto, nunca juntos -- e, por três vezes, devemos negar isso.
fds