segunda-feira, 14 de setembro de 2009

# pobres pobres

f
dsfdsJá afirmamos aqui que a carga tributária brasileira é profundamente injusta, pois foca no consumo e não no ter ("renda" e "riqueza"). Por quê? Elementar meu caro: (i) toda propriedade sofre baixa taxação, (ii) o grande capital desvia da taxação e (iii) os latifundiários praticamente não pagam imposto sobre a terra.
fdsfdsDiante disso, a edição de agosto da revista "Caros Amigos" examina o último estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sobre carga tributária e capacidade do gasto público no Brasil, e revela que são os trabalhadores (os pobres!) os responsáveis pela maior parcela da arrecadação tributária no país.
fdsfdsNo trabalho, conclui-se objetivamente que o total de dias trabalhados para o pagamento de impostos por esses trabalhadores de baixa renda foi de 91 dias a mais no ano do que os ricos, ou seja, os trabalhadores mais pobres tiveram de trabalhar 3 meses a mais do que aqueles que recebem acima da faixa de 30 salários mínimos de renda familiar mensal. Portanto, o percentual despendido para o pagamento de tributos é inversamente proporcional à renda dos brasileiros.
fdsfdsAssim, quem recebe até 2 salários mínimos de renda familiar mensal, ou seja, 1/2 salário mínimo per capita por mês -- levando-se em conta que o padrão de estrutura familiar no Brasil é composto por quatro pessoas --, contribuiu no ano passado com 53,9% desses recursos para o pagamento de tributos. Ao passo que o esforço dos que se encontram na outra ponta da tabela e recebem acima de 30 salários mínimos ficou na casa dos 29%.
fdsfdsA serviço dos donos do poder, a grande (e golpista) mídia insiste em falar que a carga tributária no Brasil é muito alta. Bobagem. Ela, na verdade, é mal distribuída, é regressiva e tem distorções. Um exemplo trazido é o do "imposto de renda". No Brasil, o IR para a pessoa física tem cinco alíquotas e a mais alta fica na casa de 27,5%; enquanto isso, na Europa, tem-se inúmeras faixas e bastanta díspares limites -- a média da alíquota máxima na União Européia é de aproximadamente 51%, o que melhor representa os sacrossantos princípios da "justiça fiscal" e da "capacidade contributiva".
fdsfdsEm suma, fica claro que o nosso sistema tributário é, absolutamente, robin hoodiano às avessas.



fds