segunda-feira, 24 de novembro de 2008

# aspas (ii)



Ao lado das nossas outras três séries -- "e assim caminha a humanidade", "anti-fahrenheit 451" e "quo vadis, huracán?", esta com fim certo em 07/12/2008 --, doravante surge uma outra, intitulada "aspas" (já iniciada com uma lição dos cadernos do Saramago -- v. aqui), e que procura reproduzir sintetizadas palavras que nos trazem ânimo, bem-estar e confiança nas grandes (e mesmo pequenas) coisas da humanidade. Diria que se trata da antítese curta -- vez que as longas antíteses são exploradas em linhas muito mais extensas do blog -- do modo que a humanidade caminha.
 
Assim, do excelente espaço virtual do Prof. Vital Moreira (Universidade de Coimbra) e de outros colegas da Academia -- todos no http://causa-nossa.blogspot.com --, deparamo-nos com um texto (v. aqui, na íntegra) que também gostaríamos de ter escrito, aqui também reeditado e sintetizado na seguinte frase:

"[E]se grado mínimo de socialismo que por sí solo encarna la existencia de un Estado democrático interventor es todo lo que separa a la sociedad de la selva. Ése es el socialismo del siglo XXI".