terça-feira, 19 de outubro de 2010

# democracia (por que dilma? - III)

fdsfdsNunca antes na história deste país um Presidente da República fora tão democrático: atende a todos, fala com todos, ouve todos, negocia com todos e luta por todos. Em suma, fez cumprir o mote do seu governo (um “país de todos”) e dessa política fez o seu legado, com um índice de bom/ótimo superior a 80% após quase 8 anos de mandato. E tudo isso sem a promoção e a tutela da grande mídia; pelo contrário, tudo isso apesar da contumaz perseguição e oposição midiática.
fdsfdsNunca, ou quase, os ricos ganharam tanto dinheiro, e nunca, e certo, tantos pobres conseguiram ganhar algum dinheiro. Nunca a bolsa de valores conseguiu render tantos dividendos aos potentes financistas, e nunca uma bolsa estatal conseguiu, enfim, saciar a fome (e evitar a morte) de tantos potenciais finados.
fdsfdsNunca os movimentos sociais, os sindicatos e a sociedade civil tiveram tanta voz ativa para os seus destinos (tentar) mudar, cuja roda viva, porém, não significou que os movimentos corporativos e capitalistas, a Imprensa e as Igrejas também não pudessem continuar a cantar e a serem escutados.
fdsfdsNunca antes a sociedade foi tamanha fonte para inspirar, motivar e definir as ações de Governo. Nunca antes a participação direta da população esteve tão ativa e próxima do Poder. Nunca antes se discutiu, no âmbito estatal, com tal profundidade teórica e prática, tão nevrálgicos assuntos, com conferências nacionais que, a envolver Estado, Empresas e Sociedade, a fundo discutem e documentam os Direitos Humanos, as Comunicações e a Imprensa, os Medicamentos e a Assistência Farmacêutica, a Aquicultura e a Pesca, a Economia Solidária, os Territórios da Cidadania etc.
fdsfdsNunca as instituições republicanas foram tão autônomas e tiveram tanta liberdade de ação, reação e contestação, tamanha a autonomia, por exemplo, da Receita Federal, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
fdsfdsNunca as (restantes) estatais brasileiras, com todos os seus lucros, tão bem distribuíram os seus resultados, tamanho é o papel da Caixa Econômica Federal no Programa Minha Casa Minha Vida, do Banco do Brasil nos programa de microcrédito pessoal, agrícola e empresarial, do BNDES no fomento dos setores estratégicos nacionais e da Petrobrás com o fim programado para o pré-sal.
fdsfdsNunca antes as universidades públicas brasileiras, eternos redutos da classe média-alta, foram tão públicas, tamanha gente pobre que lá tenha ingressado via Prouni. Nunca antes a escola e a saúde, ainda débeis, quiseram chegar aos rincões do nosso interior sertanejo ou amazônico.
fdsfdsNunca antes o povo brasileiro teve tanta importância quanto os senhores feudais nacionais. Nunca antes o Nordeste foi tão incorporado à nossa República. Nunca antes a miséria dos 50 milhões de brasileiros foi mais importante que a luxúria dos 50 mil da Daslu.
fdsfdsNunca antes na nossa história, nem mesmo entre o período Vargas e Jango, o Brasil parece realmente querer trilhar o caminho da democracia.
fdsfdsDo povo, para o povo e eleito pelo povo, eis o Brasil que se constrói, como nunca.
fdsfdsPor que Dilma? Porque, em termos de Democracia, não há como comparar o que e como se fez os oito anos do Governo Fernando Henrique/PSDB com o que e como se fez os oito anos do Governo Lula/PT.
fdsfds