segunda-feira, 25 de outubro de 2010

# petrobras (por que dilma? - VI)

fdsFHC/Serra queria chamar a Petrobras de “Petrobrax”, para assim melhor prepará-la para a piratização e torná-la mais palatável aos mercados... O dinheiro iria para o ralo, o bolso dos piratas privatizantes e, pronto.
fdsEste, enfim, seria o destino da grande empresa criada por Getúlio Vargas nos anos 50 caso o governo e a moda neoliberais no Brasil não houvesse, em 2003, cessados.
fdsDe lá pra cá, no Governo Lula/Dilma, com investimentos e gestão visando ao interesse público, a Petrobras tornou-se a terceira maior petrolífera do mundo, foi a maior fonte para os programas sociais, culturais e desportivos nacionais, e descobriu, no pré-sal costeiro, a mina do ouro negro.
fdsE isso basta.
fdsE isso é mais do que suficiente para mostrar que, na ótica demo-tucana, não importa o quão viável, estratégica e pública seja a empresa e os interesses estatais em jogo, pois, na verdade, o que importa é obedecer aos mantras (neo)liberais e às vontades privadas que não suportam ver o Estado na condução dos seus negócios e na soberana apropriação de mais de 3 trilhões de reais!
fdsE isso basta para ver de que lado a turma de FHC e José Serra está.
fdsE isso é mais do que suficiente para lembrar que na era Lula e Dilma nunca se investiu tanto na Petrobras, nunca se preocupou tanto com o desenvolvimento e a transferência de tecnologias nacionais, nunca se capacitou tanto a nossa indústria naval e mineral, e nunca se confiou tanto numa riqueza energética capaz de, nos próximos 30 ou 40 anos, fazer o país ingressar, definitivamente, no rol de países desenvolvidos.
fdsSim, o petróleo e o pré-sal são nossos!
fdsSim, a Petrobras S.A. e a Petro-Sal Petróleo S.A são nossas!
fdsE isso basta para, em termos de PETROBRAS, confirmarmos que não há como comparar o que quis (e quereria) o Governo Fernando Henrique/PSDB com o que quis (e quererá) o Governo Lula/PT.
fds