quarta-feira, 6 de outubro de 2010

# educação (por que dilma? - I)


fdsfdsA luta emancipatória, além da atitude, exige a qualificação teórica; por isso, exige educação e estudos de qualidade, integralizados e em todos os níveis.
fdsfdsEssa, portanto, é a maior razão pela qual o Brasil nunca investiu e nunca se preocupou com a Educação, pois ela liberta, ela salva, ela desenvolve a mente e a alma. Ela lava.
fdsfdsCom isso, em nossos 502 anos de história, as elites burguesa e política, a aristocracia agrário-urbana, as oligarquias dominantes, enfim, os “donos do poder” (R. Faoro), nunca quiseram dar esta oportunidade ao povo brasileiro e, a pretender sempre mantê-lo na suprema ignorância e dependência, fantasiou um ensino público de (má-)qualidade, (in)consciente e (anti-)republicano.
fdsfdsE tal péssimo comportamento estatal restou flagrante e ainda mais evidente nos oito anos do modelo neoliberal demo-tucano, comandado por FHC (e hoje por Serra), no qual se precarizou, se detonou e se esqueceu da Educação e do Ensino, da básica à universitária, do médio ao técnico e rural.
fdsfdsNo Governo Lula foi aprovado o FUNDEB, que propiciou substancial melhoria salarial aos professores da educação básica, foi elevado a níveis europeus os salários dos professores universitários, foram criadas 14 novas universidades federais, 124 extensões universitárias e 214 escolas técnicas federais, foram beneficiados 700 mil jovens carentes com as bolsas de estudo do espetacular PROUNI e foram investidos 40 bilhões de reais em ciência e tecnologia
fdsfdsEm franca evolução, nunca antes na história desse país o Brasil se preocupou tanto com a educação pública da nossa gente e do nosso povo, educação que o faz independente da casa-grande e que efetivamente o liberta, quae sera tamen.
fdsfdsPor que Dilma? Porque em termos de EDUCAÇÃO são incomparáveis os oito anos do Governo FHC/PSDB e os oito anos do Governo Lula/PT.