quarta-feira, 13 de outubro de 2010

# rubro-negras (ix)


fds Quo vadis, Atlético?
fds O título? Não. Na verdade, acredito ser pouco provável não ficar entre Inter, Cruzeiro e Corinthians. Se não fosse a iminente disputa do Mundial Interclubes, veria o clube gaúcho como o grande favorito, pois tem o melhor time e o melhor elenco; por isso, como possivelmente dará preferência para a preparação ao mundial e como já tem vaga certa para a próxima Libertadores, coloco na ordem o clube mineiro -- com um excelente conjunto, um bom técnico, uma ótima defesa e um excepcional jogador (Montillo), ainda que pareça ressentir de uma "casa" e um atacante --, e o paulistano -- com um time muito entrosado e com muito boas e eficientes peças individuais, derrapou perigosamente nesta reta final, com a abrupta saída do técnico e com problemas extra-campo. Santos? Também já certo no torneio continental de 2011, perdeu o folêgo, perdeu o craque (Ganso, machucado) e não repôs com qualidade e sorte alguns jogadores que saíram, razão pela qual não chegará. Fluminense? Com aquela zaga, aqueles volantes e aquele goleiro, mal-e-mal garantirá a terceira vaga no grande torneio das Américas. Coritiba? Não, não, ele está na segunda divisão e não pode especular nada de grande, comme il faut.
fds Rebaixamento? Óbvio que não. Já como o clube mais antigo na Primeira Divisão -- com exceção daqueles cinco que nunca caíram (Flamengo, São Paulo, Inter, Santos e Cruzeiro) -- o Atlético é incaível. E, assim, para o inferno futebolístico de 2011, pelo que (não) têm apresentado neste ano, cremos e torcemos para que o Grêmio Prudente -- que não tem time, torcida e, pasmem, a cada ano muda de nome! -- caia e nunca mais volte, e que bem seja acompanhado do genérico rubro-negro goianiense -- time horroroso, inexpressivo e cheio de refugos -- e do Guarani -- que não faz jus à sua história, com estádio e elenco vazios. A última vaga? Será disputadíssima, num emocionante páreo que contará com Ceará, Atlético Mineiro, Flamengo, Vitória, Avaí e Goiás. E, bem, para dar emoção e graça à Segundona 2011, e diminuir a lista dos clubes imaculados, já peço perdão aos grandes amigos rubro-negros cariocas, pelo funesto desejo deste que vos fala...
fds Copa Sulamericana? Ora, isso é o básico. Sem esforços, sem sangue, sem suor, sem lágrimas, lá estaremos. E posto que já certo, não pode ser uma meta.
fds Logo, eis que é a vaga na Copa Libertadores da América a maior aposta e o maior objetivo. É o destino a ser trilhado. E, tanto quanto nosso desempenho desportivo, tudo agora depende da decisão da Conmebol, na próxima segunda-feira: caso reveja a posição e volte a oferecer a quarta vaga para o Brasil na Copa Libertadores da América de 2011, temos sim capacidade e condições técnico-campais de buscar esse derradeira lugar, numa acirrada disputa com Palmeiras, Grêmio e São Paulo -- pois não prevejo vida longa ao fraco Botafogo e ao instável Vasco --, à medida que temos uma time muito bem estruturado e uma razoável tabela pelo caminho, embora com dois confrontos diretos fora de casa, em Porto Alegre e no Morumbi.
fds Portanto, ainda que a depender certamente do nosso desempenho, resta-nos esperar a boa vontade (e a lucidez) dos cartolas sulamericanos. Ou então, apelar aos tribunais, apresentando o regulamento do campeonato brasileiro em vigor, que assegura, pelas circunstâncias, a vaga ao torneio continental ao clube quarto-colocado.
fds Juridicamente temos chance. Pena, como quase tudo, que o negócio resolva-se politicamente.
fds