terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

# semiótica

fdsAo comentar brevemente o resultado do último referendo na Venezuela e, por conseguinte, a própria situação sócio-político-econômica deste país sul-americano, fiz menção às riquezas do petróleo e a maneira pela qual o Estado venezuelano vem trabalhando com as suas receitas, e, ao final, despropositadamente, classifiquei o "sangue negro" como um mineral, o que causou a pontual crítica de três colegas, advertindo-me para o fato de que o petróleo não é um mineral.
fdsConfesso que não pensei muito na sua classificação antes de escrever e o "mineral" saiu meio de pronto, pois acha que estava absolutamente certo.s
fdnAssim, para colocar os devidos pontos nos is (e tirar as devidas tremas dos us), busquei a melhor ajuda especializada e consultei a cientista Giovana Gava -- engenheira química especialista em exploração e produção de petróleo e que hoje trabalha nos poços texanos --, que assim me respondeu, por email:
fdsfdsfdsfds"Tem muita gente discutindo se o petróleo é uma rocha ou um mineral. E a tese mais aceita é que ele não é um mineral. Segundo a definição dao SPE ('Society of Petroleum Engineers'), 'Minerals are natural compounds formed by geologic processes'. E, de acordo com o Michaelis, 'Mineral: cada uma das várias substâncias que ocorrem naturalmente como homogêneas ou aparentemente homogêneas e, em geral, mas não necessariamente, em estado sólido (metais, pedras, sais, águas, combustíveis), obtidas do solo para utilidades humanas'. Com essas definições você poderia facilmente assumir o petróleo como sendo um mineral. Ele nada mais seria que uma substância mineral na forma líquida de origem orgânica. Ainda, se você quiser sustentar tua tese, segundo Amaral et al. (AMARAL, C.A.B.; VICALVI, M.A.; BARRETO, L.A. & SANTANA, C.I., 1972. 'Recursos minerais da margem continental brasileira. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Geologia, 2', pp. 289-299.), os minerais marinhos com potencial de exploração no Brasil são o petróleo, a sal-gema, o potássio, o enxofre, a gipsita, o carvão mineral, a ilmenita, o rutilo, o zircão, a monazita e os sedimentos fosfatados. Mas, contudo, entretanto, todavia, a definição mais aceita é a de que ele não é um mineral e sim uma rocha sedimentar. Até o próprio nome 'petroleum' vem de 'rock oil' já que se aplica a antiga definição de que todo mineral é uma substância homogênea de origem inorgânica, portanto o petróleo jamais podera ser considerado um mineral, já que ele tem origem orgânica e não tem composição química definida. Porém, você não está tão errado assim, essa é uma discussão muito grande. Eu tive professores que admitiam o petróleo sendo uma rocha, e outros um mineral."
fdsPortanto, embora se tenha estabelecida a discussão, creio eu que uma verdade é indiscutível: cabe a cada país a plena soberania no uso dos seus mais abundantes recursos naturais -- petróleo, gás, commodities agrícolas etc. -- e a estrita obrigação de, com suas receitas, promover o amplo e igualitário desenvolvimento nacional.
fds